Na última semana, a Fiscal Estadual Agropecuária e chefe da Divisão de Educação Sanitária da Iagro, Ângela Nunes Boni, participou da I Oficina de Educação e Comunicação em Defesa Agropecuária, que contou com a presença de servidores de agências de defesa agropecuária de todo o país.
O curso foi realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), entre os dias 16 e 18, na sede da Embrapa, em Brasília (DF). O objetivo é estabelecer a estrutura organizacional e planejamento estratégico, com definição do sistema de gestão do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa).
A capacitação é voltada para técnicos dos serviços oficiais de defesa agropecuária estaduais e federais, representantes do setor produtivo, de entidades de classe, de defesa do consumidor e universidades e instituições de pesquisa.
Entre as instituições que marcaram presença estão Fundação Nacional de Saúde, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Universidade de São Paulo e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente.
Educação Sanitária
O intuito do Proesa é promover, por via educativa, a sanidade, inocuidade e qualidade dos produtos agropecuários brasileiros e de seus derivados. Esse processo educativo utiliza diversas atividades e meios de comunicação para a difusão do conhecimento sobre a defesa agropecuária para despertar a consciência colaborativa e estimular a vigilância passiva nos participantes.
Atualmente, a Divisão de Educação Sanitária da Iagro desenvolve ações educativas tais como: cursos de agentes em saúde agropecuária para agricultores de pequeno e médio porte; seminários socioeducativos para produtores autuados; palestras educativas para todos os públicos; oficinas pedagógicas em defesa agropecuária para professores do ensino fundamental; produção de material paradidático, entre outras atividades.
Por: Assessoria de Comunicação do Sifems com informações do Mapa e da Iagro
Foto: Divulgação Mapa