Ação inédita envolvendo fiscais agropecuários, recupera gado roubado no Paraguai

Operação conjunta deflagrada pela Iagro, Polícia Civil de Bela Vista, Comitê do Exército Brasileiro, Agentes do Departamento de Investigações e Comissão do Ministério Público da Brigada Anti-Gado do Paraguai, realizada no dia 02 de janeiro, localizou e recuperou 160 cabeças de gado e dois bezerros roubados de uma fazenda em Bella Vista Norte, no Paraguai.

Os animais foram encontrados em uma área de domínio público em Mato Grosso do Sul. O trabalho de investigação durou cinco dias.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a ação, pioneira em Mato Grosso do Sul, demonstrou o compromisso e a eficiência entre as forças de segurança do Brasil e do Paraguai e a colaboração entre a Iagro e o Senacsa (Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal), do Paraguai, se fortaleceu com o esforço conjunto.

“O enfrentamento ao crime de roubo de gado se fortaleceu com um esforço conjunto para assegurar a integridade do rebanho e a aplicação eficaz da legislação sanitária. Ao longo de cinco dias de investigações, a parceria entre as instituições foi crucial para o êxito da operação. A Iagro desempenhou um papel fundamental na coordenação das ações entre as entidades envolvidas para localizar e recuperar os animais, demonstrando seu preparo tecnológico e operacional”, afirmou.

Ao serem recuperados, segundo a Iagro, os animais não apresentavam sinais ou sintomas de doenças infecciosas contagiosas. Encaminhados para uma quarentena total, serão monitorados pelo Serviço Oficial de Pecuária do Paraguai e, depois, restituídos ao proprietário.

O desdobramento do trabalho seguirá para a Deleagro (Delegacia de Combate a Crimes Rurais e Abigeato) para continuidade das investigações.

“Com o resultado da ação, reafirmamos nosso compromisso com as instituições parceiras em combater atividades criminosas relacionadas à pecuária, garantindo a segurança agropecuária em Mato Grosso do Sul”, finalizou Ingold.

Por: Assessoria de Comunicação da Semadesc

Fotos: Semadesc e Polícia Civil