Mato Grosso do Sul possui moderno e eficiente sistema de controle sanitário animal e vegetal que está em funcionamento há oito meses – desde dezembro de 2023. O CCO (Centro de Controle e Operações), em operação na Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), é uma importante ferramenta do Governo do Estado.
A sala de monitoramento, onde o CCO funciona, monitora as atividades sanitárias e de transporte animal em todo o Mato Grosso do Sul, garantido segurança e rapidez para fiscalização e também de resposta, quando necessário.
“Fazemos o monitoramento para onde o gado está indo, se está vacinado. E a gente também faz o controle de entrada de dados, que são analisados, referente a fiscalização e transporte de bovinos, suínos, aves, e também produtos vegetais”, afirmou Robson Campos dos Anjos, assessor de inteligência da Iagro.
O trabalho do CCO é realizado com o apoio da tecnologia e também de videomonitoramento. Atualmente são aproximadamente 70 câmeras distribuídas nas rodovias que cortam o Estado, em parceria com a PRF (Polícia Rodovia Federal) e Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), com a possibilidade de aumento da quantidade de equipamentos, por meio de parceria com o Detran (Departamento de Trânsito de MS).
Reconhecimento
O governador do Estado, Eduardo Riedel visitou as instalações da Iagro e conheceu o CCO (Centro de Controle e Operações). A visita foi um reconhecimento ao trabalho da equipe dos servidores e fiscais agropecuários que atuam mantendo a eficácia da sanidade agropecuária estadual.
Segundo o diretor da Iagro, Daniel Ingold, o objetivo foi apresentar os avanços da Iagro na busca pela obtenção do status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação. Recentemente, a Iagro passou por auditoria do Ministério da Agricultura, bastante rigorosa que veio atestar o andamento dos processos na busca pelo reconhecimento sanitário internacional.
“Tivemos bons resultados então o objetivo hoje foi apresentar as mudanças, reformar, melhorias e processos que foram feitos na Agência. Assim como apresentar nosso sistema de monitoramento que é hoje uma ferramenta de destaque no trabalho de vigilância e sanidade agropecuária”, disse.
Com informações Iagro e Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm