Os corredores do agro receberam do Ministério dos Transportes investimento maciço em 2024: foram R$3,6 bilhões em melhorias nas rotas por onde passaram cerca de 298 milhões de toneladas de alimentos como arroz, feijão, soja e milho.
Neste ano novos recordes serão batidos: a estimativa é de que a produção cresça 8,3%, alcançando um total de 322,47 milhões de toneladas de grãos.
Para garantir um escoamento eficiente e seguro dessa safra, o MT investe pesado: neste ano R$4,5 bilhões devem ser aplicados para reduzir os custos logísticos e fortalecer a competitividade do Brasil no mercado agrícola internacional. Para se ter uma ideia, em 2022, último ano do governo anterior, o investimento foi de apenas R$1,98 bilhões.
Integradas ao Novo PAC, as principais obras de recuperação e melhoria das rodovias federais estarão concentradas em dois eixos estratégicos: o Arco Norte e o Corredor Sul e Sudeste, fundamentais para a logística do agronegócio brasileiro.
“O centro gravitacional da produção agrícola mudou, saiu do Sul e migrou para o Mato Grosso, a infraestrutura precisou toda ser deslocada”, comentou o ministro Renan Filho, durante o lançamento do Plano de Escoamento da Safra 2025, nesta quarta-feira (5).
Corredores logísticos
As rodovias que compõem o chamado Arco Norte receberão um reforço nos investimentos, que saltarão de R$2 bilhões para R$2,6 bilhões. Esses recursos serão destinados à melhoria da malha rodoviária e à conclusão de obras estruturantes.
“No governo anterior, apenas 52% das rodovias do Arco Norte eram consideradas boas, mas desde 2023, com investimento do Governo Federal, esse cenário vem mudando: agora são 83% em boas condições e apenas 3% em estado crítico. Isso reflete o avanço na qualidade da infraestrutura rodoviária brasileira”, detalhou Renan Filho.
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Em 2024 obras importantes foram concluídas no Arco Norte, como a pavimentação da BR-226/MA (Baú – Timon) e da BR-235/BA (Remanso – Campo Alegre de Lourdes).
Para este ano outras entregas estão previstas, como, por exemplo:
•Início das operações da Transnordestina (Bela Vista/PI – Iguatu/CE)
•Travessia Urbana de Jaru, na BR-364/RO
•Ponte entre Estreito e Aguiarnópolis, na BR-226/TO/MA
•Pavimentação Cocos – Div. BA/MG na BR-135/BA
•Ponte de Xambioá/TO – São Geraldo do Araguaia/PA na BR-153/TO/PA
Obras importantes para otimizar cada vez mais o transporte da produção agrícola brasileira.
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“Esse ano a Transnordestina vai começar a movimentar carga. No governo anterior foram 4 anos com obras paradas, mas em 2025 vai começar a transportar principalmente milho, entre o Piauí e o Ceará”, comemorou o ministro dos Transportes.
Corredor Sul/ Sudeste
Para o Corredor Sul/Sudeste, será destinado R$1,9 bilhão para a melhoria do sistema viário. Entre as principais entregas, destacam-se:
•Implantação de 9 Viadutos/Interseções na Rumo Malha Paulista e MRS
•Acesso ao Porto de Capuaba na BR-447/ES
•Duplicação de 87 km entre Cuiabá e Sinop na BR-163/MT
•Duplicação entre Navegantes e Gaspar na BR-470/SC
•Duplicação de 46 km entre Soledade e Lajeado na BR-386/RS
“O investimento nesses dois eixos permitirá avanços essenciais para a infraestrutura do Brasil. Vamos concluir obras, ampliar a fiscalização da pesagem e realizar nove leilões em corredores rodoviários estratégicos para o escoamento da safra”, destacou Renan Filho.
Leilões
Para fortalecer a infraestrutura de escoamento, o Ministério dos Transportes planeja realizar em 2025 9 leilões em corredores rodoviários estratégicos, totalizando 5.517 quilômetros de melhorias e um investimento estimado em R$91,4 bilhões. Além disso, está prevista a concessão de 1.708 quilômetros de ferrovia, com investimentos de R$99,7 bilhões, ampliando a competitividade do transporte de cargas no país.
“O Brasil realizou pouquíssimos leilões ferroviários nos últimos 40 anos e, neste ano, enfrentaremos o desafio de realizar um leilão de ferrovias e aumentaremos a participação do modal ferroviário no país. O Brasil está crescendo e estamos prontos”, concluiu Renan Filho.
Por: Ministério dos Transportes
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil