De janeiro a março de 2022, as equipes da Iagro realizaram visitas a 1.515 propriedades, com vistoria a 208 abrigos e captura e controle de 362 morcegos hematófagos, aplicação de pasta para controle populacional dos morcegos hematófagos, coleta de material e palestras a produtores rurais. As ações são realizadas constantemente para Controle e Prevenção da Raiva em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o coordenador dos Programas Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) e de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB), o Fiscal Estadual Agropecuário, Fábio Shiroma, as propriedades rurais visitadas foram orientadas quanto ao risco da ocorrência e para prevenção da doença, assim como o prejuízo econômico pela perda dos animais e também pelos riscos à saúde humana, já que a raiva é uma zoonose e não tem cura.
“O controle do morcego hematófago, que é o principal transmissor da raiva, evita que a doença se espalhe em uma determinada região. Mas além desse trabalho, a Iagro precisa da parceria do produtor. Se a propriedade estiver presente em uma região de risco, região de morraria, de grandes rios, é importante que o produtor realize a vacinação preventiva dos seus animais”, explica Fábio Shiroma.
Outra orientação é que, em caso de identificação de abrigos de morcegos hematófagos, animais espoliados, ou presença de animais doentes com sintomatologia de raiva, o produtor deve procurar o escritório da Iagro mais próximo ou veterinário, para que esses profissionais possam tomar todas as providências necessárias para controle e prevenção da doença.
Vistorias aos abrigos
As ações foram concentradas na região Sudoeste do Estado, nas Regionais Nova Andradina e Naviraí. Diante de um foco de raiva em Eldorado em 2022, a equipe da Regional Naviraí realizou ações de controle neste município e prevenção em Naviraí, Caarapó, Juti, Iguatemi e Mundo Novo, conforme mapa abaixo (figura 2).
Foram visitadas 223 propriedades rurais com vistoria de 76 abrigos de morcegos com captura e controle de 125 morcegos hematófagos.
Já os municípios da Regional Nova Andradina que possuem mesmo vínculo de risco para ocorrência da raiva (Rio Paraná e seus afluentes) também foram realizadas ações de prevenção.
Nos municípios de Angélica, Anaurilândia, Batayporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Jateí, os servidores da Iagro visitaram 120 propriedades rurais, com vistoria de 51 abrigos e captura e controle de 103 morcegos hematófagos, conforme mapa abaixo (figura 3).
Por: Assessoria de Comunicação do Sifems
Fotos: Equipes da Iagro