Fiscais da Iagro apreendem quase 800 kg de alimento impróprio para consumo em Miranda e Corumbá

Em apenas dois dias, ações da Polícia Civil e Iagro apreenderam quase 800 kg de alimento impróprio para consumo em Miranda e Corumbá.

No dia 25 de outubro, após denúncia encaminhada à ouvidoria da Iagro, foi realizada diligência num mercado de Miranda onde se constatou que o local não possuía autorização do SIM (Serviço Municipal de Inspeção), para fracionamento de alimento, bem como alguns produtos não estavam armazenados da forma e na temperatura correta.

Além dos equívocos no armazenamento, a fiscalização constatou falta de higiene e acesso de animais na área de produção de charque. Outra irregularidade foi a ausência de identificação e data de envasamento e validade em carnes. A empresa foi multada e 548 kg de carne imprópria para consumo foram descartados.

Já nesta quinta-feira, 26 de outubro, um açougue de um mercado de Corumbá-MS foi lacrado. No local, o proprietário foi surpreendido produzindo linguiça artesanal e fracionando alimentos sem autorização do Serviço Municipal de Inspeção (SIM) e sem o alvará da vigilância sanitária.

A ação encontrou muitos alimentos deteriorados, embalados sem etiquetas, data de validade e outras informações obrigatórias. No local, os policiais e fiscais apreenderam alimentos vencidos há mais de um ano. Na operação foram apreendidos 275 kg de alimentos impróprios para consumo e 300 ovos sem origem. 

O proprietário de 49 anos foi encaminhado para Primeira Delegacia de Corumbá e deverá responder por vender alimentos impróprios para consumo e por produção clandestina de embutidos.

Com informações da Polícia Civil
Fotos: Divulgação/Polícia Civil