LASO Dourados realiza treinamento técnico na UFLA em Minas Gerais

A equipe técnica do Laboratório de Análise de Sementes Oficial Dourados participa do XIX Curso Teórico Prático de Capacitação em Analises de Sementes de Grandes Culturas promovido pela ABRATES e pela Universidade Federal de Lavras em Minas Gerais.

A Responsável Técnica FEA Helena de Oliveira Franco e o Analista Juner da Silva Costa estão assistindo aulas teóricas e realizando atividades práticas voltadas para as análises qualitativas de amostras de sementes previstas no escopo de credenciamento da Unidade Laboratorial, garantindo o atendimento ao requisito “Treinamento de Pessoal” da ISO 17025:2017, bem como aperfeiçoamento técnico que contribuirá para a qualificação continuada da equipe.

O curso é reconhecido pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento (Mapa) e se destina a todo e qualquer profissional, que queira aperfeiçoar os seus conhecimentos na análise de sementes, se tornando ainda mais qualificado para buscar posições no mercado de trabalho.

A capacitação disponibiliza ensinamentos relativos à análise de sementes das espécies de grandes culturas, de acordo com as Regras para Análise de Sementes (Brasil, 2009).

A coordenação geral é da professora e doutora Raquel Maria de Oliveira, que ressalta que os analistas têm um papel importante na cadeia produtiva. “São eles os responsáveis pelas avaliações da qualidade de milhares de lotes a cada ano e contribuem com a manutenção da nossa agricultura, cada vez mais eficiente e competitiva. Nesse cenário, avaliar a qualidade de sementes, em todas as etapas do processo de produção até que cheguem ao consumidor final, é essencial, sendo fundamental o comprometimento com as análises e metodologias descritas para essa finalidade”, explica.

Com informações Mathilde Oliveira/LASO/IAGRO e Abrates